Rumores vindos da Coreia dizem que Chris Bangle estaria indo para a Hyundai com a missão de trazer mais personalidade ao visual dos carros da marca. A estratégia parece ser a mesma adotada pela marca-irmã Kia, que contratou o ex-Audi Peter Schreyer para conferir (com sucesso) um ar mais “germânico” aos seus modelos.
O americano começou sua carreira na Opel, mas logo depois foi para a Fiat, onde chefiou o projeto do Coupé. Ao contrário do que muitos pensam, somente o interior do modelo foi projetado pela Pininfarina. Contudo, Bangle é mais conhecido por sua passagem pela BMW, onde foi “acusado” pelos fãs puristas de matar a identidade da marca – principalmente na Série 7 E65. Apesar da polêmica, durante a era Bangle a BMW tomou da Mercedes-Benz a liderança do mercado de carros de luxo. Toda a linha atual da BMW foi concebida no mandato do designer.
O sucesso recente da Hyundai não esconde a falta personalidade de alguns modelos – caso do i30, que tem linhas aparentemente inspiradas no trabalho do próprio Bangle no BMW série 1. A estratégia de trazer um designer da escola europeia funcionou na Kia, pertencente ao mesmo grupo industrial, e cuja nova identidade trouxe um aumento global de vendas com o lançamento dos projetos assinados por Peter Schreyer. Um exemplo próximo da gente é o Cerato, de vendas inexpressivas no Brasil na geração anterior, e que hoje consegue comercializar 1.600 carros por mês, acima do tradicional Vectra.
Caso o boato se confirme, e com a estratégia de marketing/vendas da Hyundai (cuja agressividade, vale lembrar, não é exclusiva do Brasil, e sim mundial), é melhor Toyota e Honda começarem a ficar ainda mais preocupadas.
Fonte: Jalopnik
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