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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Hyundai adota revisões com preço fixo no Brasil


Duas coisas são meio que regra quando falamos da Hyundai no Brasil: a boa é que seus carros são sempre elogiados pelo design e equipamentos e a ruim é que a CAOA, o grupo que a representa aqui, não perde a oportunidade de usar táticas de baixo nível para promover esses produtos. Mas sejamos justos quando uma outra boa notícia surge. A marca coreana divulgou com estardalhaço a adoção de revisões com preço fixo.

Era uma antiga demanda de seus clientes, que se assustavam com as variações de concessionária para concessionária e com os preços abusivos. Agora, segundo a montadora, os valores estão tabelados e “são os mais competitivos do mercado”, de acordo com o anúncio publicado em jornais de grande circulação.

Pelo histórico de propagandas tendenciosas, é racional sermos cautelosos com essa tabela, mas o fato de a informação ter sido publicada não deixa de ser uma prova para eventuais reclamações dos consumidores. Enfim, que seja a primeira de muitas ações da Hyundai para tornar seu pós-venda tão bom quanto seus veículos mais novos.

Atualizado às 17h49 – acabo de receber o release oficial da CAOA-Hyundai e o texto é conflitante. Num trecho fala-se que “os modelos têm preços de peças tabelados para todas as revisões e quilometragens” para logo em seguida se contradizer: “Uma tabela com os preços sugeridos de cada revisão está disponível no site da montadora”.

Ou seja, não há garantia nenhuma de preço mais competitivo já que fica claro que a montadora não tem controle sobre o que seus concessionários cobram (a maior parte da própria CAOA). Como dissemos, o fato de a Hyundai tornar públicos valores justos para seus serviços é positivo, mas, como em outras ocasiões, a publicidade faz parecer que a coisa é maior do que é.

Uma curiosidade sobre o pós-venda da Hyundai é que as revisões com mão de obra gratuita não acompanham a garantia de 5 anos: Toyota e Honda, por exemplo, só cobram pelos produtos trocados nas revisões de 10.000 e 20.000 km – a mão de obra só entra com 30.000 km, quando a garantia de 3 anos acaba. Já a Hyundai faz o mesmo, mas as revisões de 30.000 e 40.000 km, dentro da garantia têm a mão de obra cobrada.
Fonte: BlogAuto

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